Saúde pública: o que o SUS consegue fazer?

Adib Jatene. Foto: Janine Moraes/ABr.
Adib Jatene. Foto: Janine Moraes/ABr.

Fechando esta série aqui no Caderno sobre a entrevista de Adib Jatene ao UOL Notícias, destacamos o trecho em que o médico e ex-Ministro da Saúde demonstra os benefícios do Sistema Único de Saúde (SUS).

UOL Notícias: O senhor disse certa vez que, pelo o que o SUS oferece, talvez ele seja o sistema de saúde mais bem gerido do mundo. Por quê?
Adib Jatene: Quando você trabalha com grande deficiência de recursos, você apura o seu desempenho. E ele vem sendo apurado. Vários hospitais de primeira linha foram buscar no SUS os seus gestores. Quem é o superintendente do prestigiado hospital Sírio-Libanês? Gonçalo Vecina [ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e secretário da Saúde do município de São Paulo na gestão de Marta Suplicy (PT)]. Quer dizer que ele era um péssimo gestor quando estava no sistema público e agora é bom? Nada disso. O Sírio-Libanês e o Albert Einstein têm recursos para gerir bem. O SUS não tem recursos para gerir.

UOL Notícias: E o que consegue fazer com o pouco que tem?
Adib Jatene: Anualmente, o SUS interna 11 milhões de pessoas, faz 3 milhões de partos, 400 milhões de consultas. Nós erradicamos a poliomielite, o sarampo, a rubéola. Nós vacinamos mais do que qualquer país do mundo. Temos um programa de combate à Aids que é referência internacional. Fazemos hemodiálise para uma quantidade brutal de pessoas. Cirurgias complexas. Os transplantes de fígado feitos no Albert Einstein é o SUS que paga. Oncologia, medicamentos que os planos de saúde não cobrem… É um trabalho tão grande, que a população que pode deveria vir ajudar espontaneamente, e não obrigada por tributos.

Atualização em 06/11/2009:

Outros trechos desta mesma entrevista:

Diagnóstico da saúde pública no Brasil.

Brasil versus China: previdência e saúde pública.

Textos relacionados:

Os procedimentos complexos e o SUS.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *