O machismo no CSI

Por Allan Patrick

CSI: redatores machistinhas.
CSI: redatores machistinhas.

Nesta semana do Dia Internacional da Mulher (2013), minha singela homenagem é exemplificar como o que aprendi com o feminismo, principalmente nos últimos 4 anos, me fez enxergar o mundo numa ótica diferente.
No mês passado, em busca de uma diversão ingênua, comecei a assistir a 1ª temporada do seriado CSI (acrônimo para Crime Scene Investigation, sobre um grupo de peritos criminais que fazem investigações policiais em Las Vegas). Adquiri o box do Volume 1 (por motivos mercadológicos, a 1ª temporada é vendida fatiada em volumes) e me sentei no sofá.
Infelizmente, não me diverti muito, porque o que passou nas telas, com uma frequência incômoda, beirou o insulto e a barbárie. Os tuítes que ia escrevendo ao final de cada episódio, comentando os posicionamentos machistas do seriado, foram se acumulando e, ao final do box, me senti obrigado a escrever um post dissecando o “conjunto da obra”.
(A seguir virão muitos SPOILERS – revelações do conteúdo da série)

1º episódio

No primeiro episódio, o destaque vai para o assédio moral e o descaso dos personagens masculinos em relação a Holly Gribbs, uma servidora pública novata que, a despeito de ter se graduado em Criminal Justice (um curso universitário que, nos EUA, é focado em temas do interesse de quem quer trabalhar nas forças policiais ou no sistema criminal) com as melhores notas da turma, é recebida com desdém pelo chefe do laboratório de criminalística, Jim Brass, pois “não tem experiência” (!?). Brass a coloca sob a supervisão de Gil Grissom, chefe da equipe de campo. Assim que a novata se apresenta a Grissom, a primeira coisa que este faz é lhe pedir uma doação de sangue, o que ela concede constrangida. Mais à frente no episódio descobrimos que esse sangue é utilizado para um teste forense, embora fique evidente que não era necessário sangue humano para tal. Foi apenas um “trote” na novata.
Paralelamente, outra personagem feminina que faz parte da equipe, Catherine Willows, se despede da filha pequena, com evidente sentimento de culpa, para ir trabalhar (nenhum dos personagens masculinos da série passa por esse constrangimento).
De volta a Brass, ele sugere a Grissom que leve a novata logo de cara para uma autópsia (embora essa não seja sua atribuição), pois “quem sabe assim ela desiste logo na primeira noite de trabalho”. Durante a autópsia, o médico legista dá uma indicação errada à caloura quando perguntado onde é o banheiro feminino, o que faz com que ela fique presa numa sala cheia de cadáveres cuja porta só abre pelo lado de fora. Como parte do “trote” planejado por Brass, ela deveria ficar lá presa por 8 horas. Mais tarde, Grissom resolve liberá-la da sala antes do “prazo” para em seguida deixá-la sozinha numa loja de conveniência, onde deverá colher evidências para descobrir a identidade de um assaltante.
Quando a história volta a se fixar na novata, ela está ligando para Catherine Willows e pedindo ajuda, porque a proprietária da loja não quer a solução do crime – mas sim reabrir a loja de qualquer jeito – e está de arma na mão constrangendo-a a sair do local (sim, claro, mulheres vítimas de violência estão por aí de arma na mão expulsando peritos da polícia dos locais do crime). Willows a convida para tomar um café e Gribbs desabafa, dizendo que está pensando em desistir do emprego. Sua colega a convence a continuar ao menos até que tenha solucionado seu primeiro caso, argumentando que só assim ela vai ter certeza se realmente é aquilo que quer fazer da vida.
O turno da noite prossegue e o chefe Brass, como forma de punir Warrick Brown (outro membro da equipe), o coloca como supervisor da novata. Brown sai na viatura com Gribbs e a deixa sozinha na cena de um outro crime. Em seguida, dirige-se a um drive-through para apostar no resultado de um jogo de futebol americano.
Catherine Willows é designada para investigar um caso de abuso sexual de uma criança. Ao invés da situação ser utilizada para ilustrar o combate à pedofilia, o enredo faz com que Willows, ao ter contato com a vítima, de idade próxima à de sua filha, se sinta mais uma vez culpada por trabalhar. Ela acaba arrumando uma desculpa para escapar do expediente e passa em casa para checar como está a filha.
Enquanto isso, o autor do crime, cuja cena Gribbs está analisando, volta ao local e o episódio se encerra com a notícia de que a novata foi baleada e corre sério risco de vida.
O assédio moral e o descaso dos colegas homens pela novata Holly Gribbs durante todo o episódio são tratados sem a menor empatia pela vítima, como se tudo o que ocorre fosse algo natural, normal e que está sujeito a ocorrer em qualquer ambiente de trabalho. C’est la vie.
A trama do CSI costuma incluir vários casos num único episódio. Além da história da novata, um outro caso, apurado por Nick Stokes (membro da equipe que não se envolve no enredo principal), é o da aplicação de um golpe muito conhecido no Brasil: o “Boa noite, Cinderela“. Mas a vítima é um homem e a meliante, uma mulher. Essa inversão de papéis, como veremos nos próximos episódios, é bem comum na série, ao menos no extrato temporal que analisamos.

2º episódio

Holly Gribbs não resiste aos ferimentos e falece. Brass suspende Brown por ele ter deixado a novata sozinha na cena do crime. Insatisfeito com a repercussão do caso, o comandante da polícia exonera Brass da chefia do laboratório de criminalística e o remove para a divisão de homicídios, promovendo Gil Grissom ao seu lugar. Grissom, para evitar mais “traumas” à equipe, perdoa Brown e o reincorpora ao time. Afinal, “todos” foram culpados pelo que ocorreu a Gribbs, já que ele próprio também a deixou sozinha numa cena de crime e Willows a incentivou a continuar na carreira. Na sua lógica, se punisse Brown com a demissão, teria que punir toda a equipe, inclusive ele mesmo.
Desta forma, o enredo coloca no mesmo patamar de “culpa” a negligência e o assédio moral dos homens da equipe à novata e as palavras de incentivo de Catherine Willows para que ela seguisse em frente no emprego.
O episódio não se resume a concluir a investigação da captura do assassino da novata. Há um outro caso de assassinato. Muito embora a violência doméstica afete muito mais as mulheres que os homens (daí a existência de leis como a Maria da Penha), o principal crime resolvido neste capítulo é o assassinato de um homem por sua namorada.

3º EPISÓDIO

O principal mistério a ser desvendado nesse episódio é o sequestro da esposa de um milionário de Las Vegas, enterrada viva em meio ao deserto nos arredores da cidade. A equipe tem que correr contra o tempo para desvendar o autor do sequestro e resgatá-la com vida.
Adivinhe quem é o culpado? A mulher! Sim, a mulher que nas cenas iniciais do episódio estava se debatendo dentro de um caixão, enterrada viva no meio do deserto! Ela é a culpada! A mirabolante trama revela que, na verdade, ela simulou o sequestro em cumplicidade com o amante, que depois a traiu para ficar com o total do resgate e a enterrou no deserto.

4º EPISÓDIO

Desta vez parece que teremos um caso clássico de violência contra a mulher! O corpo da vítima, com sinais de violência, é encontrado por pescadores num lago. Os principais suspeitos são o marido e o amante. Quem terá sido o culpado? Como será que os roteiristas vão dar um jeito de arrumar uma assassina para um caso em que todas as evidências apontam para dois homens?
Elementar, meu caro Watson! Os peritos descobrem que na verdade não houve homicídio, pois chegam à conclusão que a vítima estava só dentro de um barco quando morreu. Ela levou uma queda ao tentar religar o motor do barco (que parou de funcionar no meio do lago porque – veja só – ela esqueceu de abastecê-lo; ah, mulheres tolinhas que pensam que tem capacidade para sair por aí passeando de barco sozinhas), bateu com a cabeça, morreu e caiu no lago.
No outro caso deste episódio, a equipe do CSI desvenda o assassinato de um jovem que participava do trote de uma fraternidade universitária. O homicida mata o rapaz porque ele conseguiu cumprir uma das tarefas mais difíceis da gincana da fraternidade: uma garota deixou sua assinatura nas partes íntimas do calouro (essa gincana lembra até a de uma certa escola politécnica brasileira). Acontece que a garota era namorada do assassino, o que o motivou a cometer o crime. O CSI finalmente desvenda um delito em que um machista é culpado e vai preso! Mas a fraternidade permaneça impune, posto que um dos agentes do CSI prometeu a uma testemunha fazer vista grossa aos abusos ali cometidos se houvesse colaboração na investigação.

5º EPISÓDIO

O diretor de uma escola católica é assassinado. Você já está imaginando que o assassino é uma mulher… mas nesse caso errou! Porque o CSI descobre que na verdade são duas mulheres as culpadas! Mais precisamente, um casal de lésbicas, uma professora e a fundadora da escola, que vinham sendo chantageadas pelo diretor. Ele exigia dinheiro em troca de não expô-las publicamente. Apesar de toda a violência homofóbica contra o público LGBT, as primeiras pessoas homossexuais a aparecerem no CSI não são vítimas, mas homicidas (e mulheres!).

6º EPISÓDIO

O gráfico disseca o número de estupros: não comunicados, denunciados, levados a julgamento, que resultam em condenação e as falsas comunicações.
O gráfico disseca o número de estupros: não comunicados, denunciados, levados a julgamento, que resultam em condenação e as falsas comunicações (dois traços escuros).

Quando teve início esse episódio, pensei que os roteiristas queriam se redimir, com um caso de vítima de estupro e a descoberta do esqueleto de uma mulher, desaparecida há 5 anos, no sótão de uma casa. “Finalmente vão abordar o problema da violência contra a mulher!”, raciocinei ingenuamente. Mas que nada!
Embora o número de falsas comunicações do crime de estupro seja de apenas 1 para 500 crimes cometidos e mais de 90% das ocorrências permaneçam impunes (este sim seria um bom gancho para uma série dedicada a desvendar crimes aparentemente insolúveis, não?), o programa prefere tratar da exceção. E ainda o faz de forma a parecer que só por um grande acaso da sorte a armação foi desvendada.
A investigadora Catherine Willows encontra uma caixa de anticoncepcionais no armário da “vítima” e ao confrontá-la com “tamanha evidência” obtém a confissão da artimanha. Para um seriado que gosta de mostrar a mais alta tecnologia forense, esquecer que existem exames ginecológicos bem mais simples que permitem chegar a conclusões muito mais acuradas do que um duro interrogatório, é falha grave.
E quanto à mulher desaparecida, cujos restos foram encontrados após 5 anos? Toda a investigação leva a crer que foi assassinada pelo então namorado… até que, aos 44 do segundo tempo, descobre-se que na verdade ela foi assassinada por uma mulher! Que a matou para se casar com o seu namorado. É barbada: se quer desvendar os mistérios do CSI, desconfie sempre das mulheres.

7º EPISÓDIO

Neste capítulo, o CSI volta a abordar a questão da pedofilia, ao tratar do caso de uma garota continuamente violentada pelo pai, de quem fica grávida aos 13 anos e que, aos 19, descobre que ele também abusa de sua filha. Agora vai! CSI vai lavar a alma e tratar com seriedade o problema da violência contra a mulher. Não tem como errar!
Ah, mas como tem… o CSI é craque nisso. Vejam como o tema é tratado: o episódio abre com a notícia de um crime que despertou a atenção da mídia de todo o país. Quatro membros de uma família (pai, mãe e dois filhos) são barbaramente assassinados a facadas e apenas duas garotas sobrevivem, uma de 19 e outra de 6 anos. A equipe do CSI começa a desconfiar da adolescente sobrevivente por uma razão bem machista: ela fez sexo com o adolescente dono de uma moto cujas marcas de pneu foram encontradas no jardim da casa. Mas o rapaz revela que ele não esteve no local recentemente: a moto foi comprada em conjunto com outros três garotos, que também costumam usá-la. E, para surpresa dos investigadores e perfeita caracterização do slut-shaming da garota, em seus depoimentos todos eles confirmam que já se relacionaram com ela.
A polícia faz uma busca e apreensão na casa de um deles e descobre roupas sujas de sangue. Ele confessa que cometeu o crime a pedido da adolescente e ela confirma que mandou matar o pai por abusar dela e da filha. Pediu para matar ainda os irmãos e a mãe por eles não terem tomado qualquer iniciativa, durante todos esses anos, para protegê-la dos abusos do pai.
Inacreditavelmente, os roteiristas do CSI conseguiram elaborar um episódio sobre pedofilia em que o público não estabelece qualquer empatia com a vítima de pedofilia, apresentada como uma parricida depravada e insensível.

8º EPISÓDIO

É o único do início da série que não derrapa no machismo, ao tratar apenas de um acidente de carro e do segundo assassinato perpetrado por um serial killer.

Conclusões

Ao longo dos episódios, vamos constatando que há uma completa desconexão entre os crimes cometidos no mundo real e aqueles retratados no seriado. Até aí tudo bem, estamos falando de ficção. Mas, ao mostrar as mulheres majoritariamente como personagens ativas da violência cotidiana – até mesmo em situações de violência doméstica – a série presta um grande desserviço à educação do público quanto à relevância e urgência da questão da violência contra a mulher.
Poderíamos imaginar, com um toque de ingenuidade, que esta seria uma forma encontrada pela produção para “dar mais protagonismo” às mulheres. Ledo engano: primeiro, porque os criminosos são todos personagens rasos, à exceção justamente de um homem, Paul Millander, serial killer que terá destaque ainda em outros episódios no futuro da série. Ou seja, mesmo com as mulheres em grande número entre os criminosos, nem assim ganham destaque como vilãs.
Do lado da equipe do CSI, as mulheres assumem papel secundário e omitem-se totalmente em relação aos abusos praticados contra a investigadora novata – mesmo que, em última instância, esses abusos tenham levado à sua morte.
O resumo é terrível: mulheres são responsáveis por boa parte da violências mas sequer tem capacidade para produzir uma boa vilã, as causas para suas reações violentas, quando justas (a vítima de pedofilia e o casal de lésbicas chantageadas) são minimizadas, as investigadoras tem papel secundário (a que é mãe se sente culpada por trabalhar) e o assédio moral à servidora novata – com consequências dramáticas – sequer é tratado como um problema.

Atualização

O gráfico com o impressionante número de estupros não resolvidos pode estar até subdimensionado, segundo artigo num dos blogues da revista Slate (via feministacansada).

ATUALIZAÇÃO em 17/03/2013

Curiosamente, no mesmo dia em que este texto foi publicado, saiu um artigo no El País com várias estatísticas que fundamentam o nosso ponto.

21 comments

  1. Patrick. Assista Homeland! Dá de dez a zero em qualquer uma dessas séries de investigação. A Claire Danes da um show de atuação. Abraço!

  2. pior é que eu gosto dessa série, mesmo percebendo o machismo. O fato é que quase todas as séries policiais são machistas…to escrevendo quase e pensando aqui se tem alguma q não é…Criminal minds tem mais assassino homem do que mulher e a abordagem dos personagens é menos machista, mas, vez em quando tem.
    Acho que ainda temos muito pra caminhar até que mais homens, como você, percebam o machismo implícito e protestem. Ótimo texto!

  3. Patrick,
    Só confesse que a partir do terceiro episódio você só assistiu para poder fazer esse post.
    Sinceramente, chegar a oito antes de parar (e botar os DVDs no mercado livre) é masoquismo.

  4. É incrível como você sempre consegue me fazer ter mais orgulho de ser sua irmã. Se tem um desejo que eu tenho na vida, é que Felipe siga os caminhos do tio (e acho que ele já está seguindo).
    Continue assim, pois pessoas como você é que me fazem manter a fé na humanidade (destruída por Bolsonaros, Marcos Felicianos e Brunos da vida).

  5. Oi! É a primeira vez que eu comento aqui. Só conheci seu blog por causa da Lola! Enfim, tbm cheguei a ver 4 episódios de CSI e desisti por causa do machismo absurdo, gritante e fora da realidade. Sempre que acabava um episódio eu ficava muito irritada. Até que parei!
    Eu li a respeito de homeland, que outro comentarista já indicou aqui, e parece bem legal!
    Ótimo post!! É muito bom quando homens discutem o feminismo, parabéns!

  6. Li seu Post e em algumas coisas como o abuso da novata eu concordo com você mas quanto a Catherine se sentir culpada por trabalhar e deixar sua filha sozinha, isso acontece em qualquer lugar, que mãe não se sentiria culpada por passar pouco tempo com a filha?
    E quanto mulheres sempre serem as culpadas pelos assassinatos, da forma como você falou fica parecendo que nenhuma mulher é capaz de cometer um crime.Eu acho que o serie deve mesmo mostrar que a mulher que supostamente deveriam ser o “sexo frágil” são capazes de cometer um crime como qualquer homem é capaz, e o fato da garota que sofria do abuso de seu pai tentar defender sua filha a qualquer custo é muito importante pois ela não quer que ocorra com sua filha o mesmo que aconteceu com ela, ela mostra que as pessoa que também sofrem o abuso não podem ficar caladas para sempre e aceitar, elas devem fazer alguma coisa, a garota só acabou fazendo a escolha errada que foi matar seu pai quando ela deveria denuncia-lo.

  7. Achei que só eu tivesse ficado p* da vida com esta porcaria de seriado!
    Muito ridículo! Infelizmente a grande maioria dos seriados americanos estão recheados de machismo.

  8. Não sou muito ligada em CSI por algumas razões, mas não por estas que você abordou em seu artigo. Sério, machismo? Eu francamente acho pior Criminal Minds, onde 90% das vitimas são mulheres, e Law e Order SVU, onde 100% das vitimas são mulheres. Opa, mas ai entra a tal pesquisa: A maioria dos seriais killers ( criminal minds) são homens e a maioria dos estupradores são homens (SVU). Então como se vê, não dá para fugir muito do rótulo ‘ machismo’, né? . Para você então, o que seria ideal nos episodios?

    1. Ponto interessante esse Law e Order SVU, onde 100% das vitimas são mulheres.
      Law & Order Special Victims Unity é uma série estilo CSI que acompanha o dia a dia de uma equipe policial que combate crimes sexuais. Seria de se esperar que as histórias fossem como você citou, onde 100% das vitimas são mulheres. Mas o que vemos no primeiro episódio é justamente o contrário! A vítima é um homem e quem é preso por homicídio, uma mulher. Razão pela qual também não perdi meu tempo com essa série depois da primeira temporada.

  9. Eu acho a série interessante por causa da forma como os crimes são desvendados. E do feminismo se o homem rouba, mata, é um serial killer, traficante formador de quadrilha a mulher também tem de ser? Na série a maioria dos criminosos são homens, e daí? É machismo se a minoria das mulheres são criminoasa? Engraçado que as pessoas andam falando em diversidade e lutam pela homogeneidade. As mulheres querem também os músculos masculinos e biologicamente não são iguais. Ficarem musculosas para se igualarem aos homens e para tal tomam hormônios masculinos. É o oprimido querendo o lugar do opressor. As mulhres preferem se igualar aos homens nas atitudes negativas. elas fumam, se embriagam, querem “pegar” todos os homens, como os homens pegam todas as mulheres. O feminismo deve fazer com que as mulheres sintam que podem na inteligentsia ser igual aos homens por que é e não inimoga do homem. As vezesvejo as mulheres negando a colaboração de umm homem por eleser homem e ela ser mulher!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *