Arrecadação tributária derrete nos Estados Unidos

Terça-feira, 04 de agosto de 2009. Traduzido do blogue da Rede pela Justiça Fiscal.
A Associated Press preparou uma análise da situação fiscal dos Estados Unidos. Destacamos alguns trechos:

“As receitas fiscais estão num em ritmo de queda acentuado este ano, 18 por cento inferiores à do ano anterior. Este é o maior declínio desde a Grande Depressão e o déficit federal ascende a um valor recorde de $ 1,8 trilhão.” (grifo nosso)

E ainda mais alarmante:

A arrecadação proveniente de pessoas físicas caiu 22 por cento em relação a um ano atrás. Na pessoa jurídica, as receitas desabaram 57 por cento. A arrecadação da contribuição previdenciária poderá, apenas pela segunda vez desde 1940, cair. A contribuição para o Medicare provavelmente cairá pela terceira vez na história. (grifo nosso)

Leia o resto do relatório (em inglês) para obter mais detalhes, e observe o gráfico abaixo para ver como o resultado é gritante.  Qualquer que seja a atual política dos Estados Unidos para seu sistema fiscal, terá de mudar para enfrentar o desafio do mundo real – e não o inverso. Imposto é um assunto que está de volta à moda.

Em vermelho, a variação percentual da arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Física. Em azul, Pessoa Jurídica
Em vermelho, a variação percentual, desde o começo dos anos 1980, da arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Física nos Estados Unidos. Em azul, Pessoa Jurídica

Brasil

Enquanto isso, no Brasil, a Receita Federal divulgou que arrecadação fechou o primeiro semestre de 2009 com queda de 7,02% em relação ao primeiro semestre de 2008.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *