Receita busca fora sucessor de Lina

Terça-Feira, 04 de Agosto de 2009 | Versão Impressa | David Friedlander

Em reunião com Guido Mantega, superintendentes sugeriram Paulo Nogueira Batista Júnior e Márcio Pochmann

receitafederalApontados como obstáculo à nomeação de um novo comandante para a Receita Federal, os superintendentes ligados à ex-secretária Lina Vieira deram uma cartada ousada. Em conversa com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sugeriram a escolha de um nome de fora da corporação, sem ligação com os grupos que hoje disputam a direção do Fisco e com prestígio dentro e fora do governo. Falaram em dois nomes: Paulo Nogueira Batista Júnior, representante do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Márcio Pochmann. Foto: Elza Fiúza/ABr.
Márcio Pochmann. Foto: Elza Fiúza/ABr.

O nome dos dois economistas foi apresentado na semana passada, durante uma rodada de encontros entre Mantega e três dos dez superintendentes regionais da Receita. De acordo com relatos sobre os encontros, que ocorreram separadamente entre o ministro e cada superintendente, Mantega mostrou surpresa ao ouvir a ideia, escutou atentamente, mas não manifestou nenhuma opinião. Procurado por meio de sua assessoria, Mantega não retornou.

“São nomes respeitados, acima dos partidos, de interesses pessoais ou de grupos internos”, afirma Eugênio Celso Gonçalves, superintendente da Receita em Minas Gerais. Ele foi um dos três superintendentes que estiveram com Mantega, na semana passada. Os outros dois foram Dão Pereira dos Santos (RS) e Luiz Sérgio Fonseca Soares (SP).

Para Marcelo Lettieri, coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita Federal, a escolha de Nogueira Batista, de Pochmann ou de outro nome com a mesma estatura “engrandeceria” a Receita. “Ajudaria a pensar a tributação dentro de um projeto econômico de desenvolvimento, que vai além da arrecadação”, diz.

De acordo com ele, os dois economistas não são neófitos em assuntos tributários. Eles já fizeram trabalhos na área e defendem teses como justiça fiscal e o aperto na fiscalização de grandes contribuintes, bandeiras da gestão de Lina Vieira.

Paulo Nogueira Batista Júnior. Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr.
Paulo Nogueira Batista Júnior. Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr.

A demissão de Lina Vieira, anunciada no dia 15, transformou a Receita Federal num endereço de suspeitas e conspirações destinadas a influenciar na escolha de seu sucessor. Lina foi dispensada sem que o ministro da Fazenda tivesse alguém para o seu lugar porque a sua demissão vazou antes da hora.

O grupo dos ex-secretários Everardo Maciel e Jorge Rachid, antecessores de Lina, espalhou que ela fora demitida por incompetência e por deixar a arrecadação de impostos cair. O pessoal ligado a Lina diz que a chefe caiu porque focou a fiscalização em grandes grupos econômicos.

De acordo com esse raciocínio, essas ações teriam incomodado doadores de campanha e empresas com bom trânsito no governo e a troca de comando teria a intenção de controlar o Fisco.

O nome de Valdir Simão, presidente do INSS e apresentado como nome favorito de Mantega para substituir Lina, foi recebido pelo grupo da ex-secretária como sinal de uma intervenção política. Alguns superintendentes fizeram chegar ao ministro que a escolha de Simão poderia desencadear demissões em cadeia, desestabilizando a Receita.

Por isso, o nome dos dois economistas. “Sempre defendemos a escolha de funcionários de carreira. Como está difícil, para acabar com essa transição conturbada, achamos melhor propor uma alternativa nova”, diz Eugênio Gonçalves, o superintendente de Minas.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *