O mileurista

Localização da Espanha no mapa da Europa
Localização da Espanha no mapa da Europa

O neologismo mileurista (de mil euros) é aplicado na Espanha aos jovens adultos (entre 25 e 35 anos) cujos rendimentos giram em torno, ou superam timidamente, os mil euros (em 2007, portanto antes da crise, o rendimento médio bruto do assalariado espanhol era de 1.686,18 euros/mês). Normalmente o termo é utilizado para aqueles profissionais que, cumulativamente, possuem elevada formação acadêmica e exercem atividades profissionais para as quais estão super-qualificados, ou seja, são trabalhadores que têm um emprego inferior à sua capacidade técnica.
Devemos lembrar ainda que, pelo critério da paridade do poder de compra, uma renda de mil euros na Espanha gera um poder de compra que não se diferencia muito de uma renda, no Brasil, de mil reais (só para exemplificar: o aluguel de um quitinete em Barcelona ou Madri custa, em média, 700 euros).
Embora, no Brasil, esse problema também ocorra, principalmente entre os jovens profissionais que possuem “apenas” a graduação (em parte por decorrência da recente popularização do ensino superior no país), nossa situação em relação aos profissionais mais qualificados, como doutores e mestres, não é tão ruim como na Espanha. Mas é importante registrar a reclamação publicada por Luís Nassif em seu blogue: o desperdício de cérebros.

Textos relacionados:

Por que olhar para a a Espanha?
O progresso adequado da Espanha.

1 comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *