O referendo suíço

Por Allan Patrick
Os suíços, em recente referendo, proibiram a construção de almádenas (ou minaretes) nas mesquitas existentes em seu país. Este quadrinho, desenhado pelo espanhol Manel Fontdevila, ilustra de forma irônica nossa opinião sobre o resultado:

Reação de hidrófobos de extrema-direita ao referendo na Suíça. Por Manel Fontdevila.

Tradução:

– Viva Suíça!
– Os muçulmanos estão nos colonizando!
– Estão nos invadindo!
– Impõe seus costumes! Comem nossos impostos!
– Quando eu penso… Tenho vontade de recolher o lixo ou limpar eu mesmo o ra** de Yaya!
– Fo***-se!
Yaya: Cid Hiaya el-Nayyar, membro de uma influente família muçulmana do Califado de Granada, último reino islâmico da Península Ibérica a ser derrotado e anexado pelos Reis Católicos, em 1492. Yaya vendeu-se ao reino cristão de Castela e converteu-se ao cristianismo, ajudando na conquista da nação de seus antepassados. Retificação em 18/08/2011: ver o comentário de João, abaixo.

Textos relacionados:

Racismo escancarado.

2 comments

  1. Oi Patrick,
    Só ontem fui descobrir seu blog e estou tentando ler todos seus posts (tarefa dificil, são muitos textos).
    Sei que nem faz muito sentido tentar corregir um post de quase dois anos, mas, pensando em alguém como eu e que descubra seu blog agora, aqui vai:
    A palavra “yaya” a que se refere Manel significa avó. Então o que se diz na charge é “Tenho vontade de recolher o lixo ou limpar o bumbum de minha avó eu mesmo”. Se refere à grande quantidade de imigrantes que trabalham, usando uma expressão que aprendi nas aulas de geografia, naqueles setores em que os europeus não querem trabalhar.
    Um abraço

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *