Empresas alemãs no Brasil. O 7×1 na Economia. Resenha

Por Allan Patrick
Aos poucos vou postar aqui uma série de resenhas de um pacote de aquisições que fiz da ótima Editora Autonomia Literária.
Bom trabalho que merecia uma análise mais equilibrada
O autor traça um competente perfil de sete setores da economia brasileira (indústria, agropecuária, mineração, etc.) em que a participação de relevantes empresas alemãs foi importante na construção de uma economia que privilegia a desigualdade, a exploração do trabalho e o desinteresse pela questão ambiental.
Ponto forte da obra é quando o autor descreve as redes de solidariedade internacional entre sindicatos e outras organizações sociais do Brasil e da Alemanha, que trocam informações e articulam ações dos dois lados do Atlântico.
O ponto fraco é que, por mais vezes do que o desejável, se nota a ausência do contraponto ao que foi exposto pelo autor. Em particular, nas críticas sobre as questões ambientais no Rio de Janeiro nota-se a falta do ponto de vista de Carlos Minc, ambientalista e deputado estadual, à época Secretário Estadual de Meio Ambiente e depois Ministro da mesma área. Minc goza de uma boa reputação no meio e deveria ter sido ouvido. Não parece ser o tipo de autoridade que negaria uma entrevista ao autor.
Essa ausência de contraponto acaba deixando no leitor uma pulga atrás da orelha. Outro exemplo é a questão do urânio em Caetité, na Bahia. Há várias páginas criticando os níveis de radiação nas fontes de água da região, levando o leitor a crer que a culpa é da exploração mineral. Há apenas um parágrafo com o contraponto que parece correto: 700 milhões de anos de presença do minério naquela área resultaram nesses índices, não a exploração mineral em si. Não há elementos nas diversas páginas desse capítulo que suportem uma negativa a essa simples explicação.
Por fim, parece que o autor — como infelizmente tem se tornado costumeiro nas publicações de quem está situado na ponta esquerda do espectro político — está mais interessado em defender uma tese que trouxe de casa (a de que o PT é um partido que traiu a esquerda e os trabalhadores do mesmo modo que os partidos sociais-democratas da Alemanha e Europa Ocidental) do que de fazer uma crítica abalizada da sociedade brasileira. Basta ver que o livro está sendo lançado com dois anos de governo Temer e suas inúmeras barbaridades na questão ambiental e indígena (pra não falar da trabalhista!) mas mal fala no dito cujo e seu rol de aliados. O foco das críticas são Lula, Dilma e o PT.
Não se vê uma linha de crítica, por exemplo, ao PSDB e sua gestão ambiental, apesar do mais que emblemático problema de abastecimento d’água que afeta a mais populosa unidade da federação há 20 anos administrada por esse partido.
Num exemplo mais prosaico, aqui no nosso estado, o Rio Grande do Norte, não deu um ano de administração do Ibama por um superintendente indicado pelo PSDB após o impeachment de Dilma para que este fosse alvo de uma operação policial por corrupção em função de leniência na fiscalização ambiental.
Por essas razões entendo que, apesar de apontar para questões importantes, o autor fica preso à sua tese original e pré-estabelecida de combater a esquerda “impura” do PT.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *