Por Allan Patrick
Desde o domingo passado, 05/06/2011, estou me valendo de um trimestre sabático para estudar. Vim a Londres com o objetivo de melhorar minha pobre capacidade de expressão na língua inglesa. Enquanto não consigo uma fonte estável de internet, os textos vão escassear aqui no Caderno. Mas estou com algumas ideias em mente para narrar um pouco das diferenças e semelhanças culturais entre Londres e Natal, Inglaterra e Brasil.
Eita, coisa boa! Estou querendo fazer algo parecido, tão logo tenha espaço após o fim do meu estágio probatório. Aproveite a estadia e gaste o inglês!
Obrigado, George. É uma experiência realmente interessante e de grande valia não só do ponto de vista profissional como também pessoal. Recomendo. Volte sempre por aqui!
Que máximo! Fico superfeliz por você, conte mesmo o que está achando, vou adorar ler suas impressões.
Abração!
Obrigado pela mensagem, Ana. Vou tentar falar mais vezes sobre questões urbanas. As comparações são muito interessantes :).
Olá Allan,
Tive a agradável surpresa de encontrar seu blog quando pesquisava “estudar inglês em Londres”. Como você fez, estou me programando para um curto período sabático de uns 2 ou 3 meses no final desse ano. Minha prioridade é dedicar esse tempo para aperfeiçoar meu inglês e aproveitar um pouco mais a vida. Diante de inúmeras e diferentes possibilidades, tenho dedicado atenção especial a Londres, cidade que já visitei e pela qual me apaixonei. Escolhida a cidade, vem a dúvida sobre qual a melhor opção de escola e hospedagem. É nessa questão que gostaria de ouvir sua opinião. Você estudou em qual escola? Foi através de agência? Teria alguma recomendação/sugestão/dica que pudesse me dar? Parabéns pelos escritos! Abraço, Rilder
Caro Rilder, estudei na Burlington School of English. Confesso: meu critério para escolha foi o preço 🙂 A maioria dos professores nessa escola não são nativos (são poloneses, romenos, …), mas tem formação acadêmica em inglês e, como residentes no país, um ótimo domínio do idioma. No meu nível de conhecimento (“upper-intermediate”), eu não percebi que não eram locais. Se o objetivo é focar ao máximo no domínio do idioma e você já tem o domínio básico para se comunicar, sugiro optar pela hospedagem na casa de alguma família local e tentar interagir ao máximo com ela.
Um pequeno alerta: se você pretende aproveitar a oportunidade de estar em Londres para fazer curtas viagens pelos países da Europa (uma tentação, dado que os preços das passagens são relativamente baratos), lembre-se de levar toda a documentação que apresentou na primeira entrada no país para tirar o visto de estudante. O Reino Unido (e a Irlanda) não está integrados à Área Schegen do resto da Europa, então para ir ou vir do continente, há controle de passaportes. E toda vez que se retorna ao Reino Unido, é como se tudo começasse do zero novamente, mesmo que o visto (carimbo) de estudante anterior ainda estivesse no período de validade.
Muito sucesso na sua jornada!
Caríssimo,
Obrigado pela atenção. Pelo que me informaram por aqui, não precisarei de visto de estudante, uma vez que o tempo de estudo será curto (máximo de 8 semanas). Quanto às viagens de fim de semana, essa é, sem dúvidas, uma das principais razões da escolha por Londres. Vou dar uma olhada na sua escola. As que me estão sendo oferecidas são muito boas, mas os preços quase proibitivos.
Forte abraço, Rilder