A edição mais recente da Revista Fórum (Fev/2010) trouxe, na matéria “A esperança vem da América Latina“, uma entrevista com Susan George, doutora em política pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e dirigente da ATTAC-França (Associação pela Taxação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos). Ela foi encarregada de abrir o Fórum Social Temático da Bahia e esteve também presente na edição do FSM na Grande Porto Alegre.
Destacamos um trecho interessantes de sua exposição de ideias:
A propagação das ideias neoliberais
Assim, eles miraram especificamente nas instituições onde as ideias eram produzidas e difundidas: investiram na mídia, nas universidades, nas igrejas, nos locais onde advogados eram formados. Como Gramsci dizia, fizeram uma grande marcha pelas instituições, investiram uma grande quantia de dinheiro (para nós; para eles não era muito), e também enviavam recursos para entidades no exterior.
…
Resumidamente foi isso que eles fizeram: eles fizeram tudo isso por meio de mídia, dinheiro, gestão, persistência e compreensão de que ideias têm consequências. E as consequências para todos nós são: conseguiram impulsionar a privatização no mundo todo, diminuíram tributos que incidiam sobre os ricos e conseguiram fazer do mercado um deus absoluto que podia realizar qualquer coisa, se autorregulava, era algo em que você podia confiar e de onde sempre sairiam as decisões certas.
A matéria completa pode ser encontrada aqui.