A revolta das elites e a crise grega

Por Allan Patrick

A crise fiscal na Grécia impede o Estado de agir para amenizar o impacto da crise econômica.

O filósofo espanhol Ortega y Gasset escreveu a obra “A Rebelião das Massas“, na qual opinou que a emergência das massas seria a grande ameaça aos “valores europeus”, pelo efeito destrutivo que teria sobre os padrões de qualidade na cultura e na política, mantidos até então num certo patamar pelas “elites”.

Christopher Lasch, pensador norte-americano, pelo contrário, situou o problema na nova elite, os burocratas, os tecnocratas, os “especialistas”, os gestores, apresentando-os como a verdadeira causa da decadência da cultura e identidade do Ocidente bem como da própria democracia. Sua obra chave é “A revolta das elites“, título escolhido justamente para se opor à obra de Gasset.

Toda essa introdução é para fazer referência a artigo recentemente publicado no blogue da Tax Justice Network (Rede pela Justiça Fiscal), sobre a calamitosa situação fiscal da Grécia, “The tax revolt of the elites” (A revolta – tributária – das elites), e que serve de base para o desenrolar deste texto, do qual alguns trechos traduzimos e adaptamos:

Como em muitos outros países, a vasta maioria da elite rica da Grécia foge da obrigação de pagar impostos sobre o patrimônio e a renda, deixando a cargo das famílias mais pobres e de classe média o peso de carregar o Estado nas costas, na forma de impostos sobre o consumo. Estima-se que o valor correspondente a 13,5 % do PIB é perdido anualmente na arrecadação tributária da Grécia em função da evasão fiscal.

Não é de surpreender que, nessas circunstâncias, o Estado grego enfrente uma grave crise fiscal. Will Hunton, do jornal britânico The Observer, anotou que “A Grécia foi saqueada por sua elite super-rica de banqueiros e armadores.  O país encampou tão entusiasticamente a doutrina conservadora de que a tributação é uma forma de escravidão, que o estado grego, em alguns pontos chave, já não é mais funcional” (original aqui).

Quem viaja com frequência percebe que a cultura da evasão fiscal já se enraizou na cultura das elites super-ricas da maior parte das nações.

Ao escrever sobre a “revolta das elites”, o ensaísta conservador Christopher Lasch alertou, ainda nos anos 1980, sobre o efeito corrosivo na sociedade quando a elite rica foge da responsabilidade para com a comunidade em que construiu sua riqueza. A ascensão do pensamento “libertário” de extrema direita durante os anos 1970 deu a essa poderosa elite a “base intelectual” – leia-se a “desculpa” – que ela precisava para justificar seu completo egoísmo e despreocupação com a sociedade da qual fazia parte.

Normalmente, a crítica ao pensamento de Lanch se faz num nível raso, acusando-o de querer devolver a sociedade atual ao estágio da Idade Média, sem profissionais especializados, como médicos, numa espécie de éden amish (exemplo aqui). Mas sua obra é bastante pertinente se pensarmos no exército de profissionais, como advogados, banqueiros e contadores, muitos dos quais intelectualmente brilhantes – a maioria muito bem pagos -, que se dedicam unicamente a tarefas sem retorno produtivo ou social, como é o caso dos que operam complexos mecanismos de evasão fiscal.

2 comments

  1. Sobre a questão grega, eu escrevi um post recentemente sobre o choque na periferia da Europa e hoje o Favre reproduziu um artigo do Krugman publicado no Estadão sobre a crise grega: A questão é analisar o atual momento pela suas causas e eu, particularmente, creio que seja inescapável a constatação de que o processo de mundialização do Capitalismo requer uma rearticulação política mundial como ele também revela a fragilidade interna do processo de integração europeu; a forma como o Euro foi introduzido e a maneira como os países periféricos foram incluídos no sistema europeu enquanto periféricos são boas pistas para montar esse quebra cabeça – que vai para além da problemática tributária e fiscal.

    1. O artigo de Paulo Krugman é muito bom. Ele vem escrevendo sobre esse assunto (euro, recessão e as dificuldades dos países do sul) há alguns dias em seu blogue. Infelizmente, todos esses problemas costumam vir juntos num pacote só: Estado fraco, submissão das elites ao interesse de nações mais fortes (na Europa, a Alemanha), salvamento de grandes conglomerados/bancos, povo e trabalhadores pagando a conta, etc.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *