Progressividade fiscal em multas de trânsito

Fonte: Blogue XTreme. A tradução é cortesia deste Caderno.

Ir a mais de 100 km/h na Suíça: multa de 202 mil euros

Segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ferrari Testarossa. O valor da multa seria suficiente para comprar um modelo novo.

Segundo a BBC, um milionário suíço teve a infeliz ideia de percorrer as ruas do povoado São Galo a 137 km/h com uma Ferrari Testarossa. A brincadeira custou-lhe 202.415,00 euros.

Para o cálculo da multa, nem é tão relevante a velocidade do infrator, porque na Suíça o valor da infração varia na proporção do patrimônio do condutor. No caso do suíço, cujo nome não foi revelado, sua fortuna está avaliada em quase 16 milhões de euros. É proprietário de uma generosa propriedade rural e cinco automóveis de luxo, entre eles o mítico automóvel italiano.

Esta multa se tornou a mais elevada da história do povoado germano-suíço de São Galo, dobrando o valor da anterior, em que o condutor de um Porsche havia superado em 57 km/h o limite de velocidade.

O valor da multa teria sido suficiente para adquirir uma Ferrari Testarossa nova no último ano em foi fabricada, 1996, quando era vendida por 220 mil dólares.

1 comment

  1. O Brasil precisa desse tipo de multa!!
    Progressiva de acordo com o patrimônio do infrator, e não valores fixos como é!!
    Não dizem que o Brasil deve ser um país sério??? Então, essa seria uma das medidas mais bem sucedidas pra fazer esse nosso país ficar sério!!
    Valeu!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *