O que é a Taxa Tobin?

É por isso que eu admiro o jornal espanhol Público. Que outro grande jornal do mundo (o Le Monde, talvez?) publica nos dias de hoje uma matéria, na sua seção de economia, explicando didaticamente o que é a Taxa Tobin?

O que é a Taxa Tobin e quem é a ATTAC? Fonte: Público, 17/11/2009.

1. O que é a Taxa Tobin?

James Tobin. Fonte: nobelprize.org

A Taxa Tobin é um tributo assim denominado em homenagem a James Tobin, prêmio Nobel de economia que propôs nos anos 1970 aplicar um pequeno imposto de 0,1% a 0,25% sobre as transações de divisas internacionais para conseguir, em suas próprias palavras, dois objetivos:

a) “O primeiro seria fazer com que as taxas de câmbio das divisas internacionais refletissem mais os fundamentos econômicos de longo prazo do que as espectativas e os riscos de curto prazo”.

b) “O segundo seria preservar e promover a autonomia das políticas macroeconômicas e monetárias frente aos mercados financeiros”.

O primeiro objetivo visa reduzir a especulação nos mercados de moedas e o segundo procura permitir que, durante uma crise, as autoridades possam aumentar a alíquota sobre as transações financeiras e, desta forma, evitar a fuga de capitais, como aconteceu em tantas crises internacionais recentes.

2. Por que se fala tanto nela atualmente?

Depois do crash econômico e financeiro, as autoridades do mundo inteiro passaram a discutir como regular o setor financeiro. A França e a Alemanha incluiram a proposta de um Imposto sobre Transações Financeiras na Declaração do G20 em Pittsburgh.

O primeiro ministro britânico, Gordon Brown, propôs explicitamente um imposto do tipo “Taxa Tobin” nessa reunião do G20.

3. Quem é a ATTAC?

Nascida em 1998 a partir de uma proposta do Diretor do jornal Le Monde Diplomatique, a ATTAC é um movimento internacional para o controle democrático dos mercados e de suas instituições. Atualmente, é uma rede de associações presente em mais de cinquenta países.

Do seu Conselho Científico fazem parte intelectuais tão importantes como o diretor do Le Monde, Ignacio Ramonet, e o economista Vicenç Navarro.
4. Quais os seus objetivos?
Estabelecer mecanismos democráticos de regulação e controle dos mercados e do sistema financeiro internacional.
Impulsionar e fortalecer o desenvolvimento de uma opinião pública independente, ativa e bem informada.

Textos relacionados:

Imposto mundial sobre os bancos está próximo, diz Gordon Brown.
Wall Street e o imposto sobre transações financeiras.
Imposto para especuladores.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *