Wall Street e o imposto sobre transações financeiras

Por Allan Patrick

James Tobin. Fonte: nobelprize.org

Durante o último encontro do G20 em Pittsburgh, a Alemanha e a França propuseram um imposto sobre transações financeiras internacionais, nos moldes da Taxa Tobin, uma espécie de CPMF sobre movimentação financeira internacional.

Recentemente, em função da crise que se abateu sobre os Estados Unidos, vários congressistas do Partido Democrata propuseram custear os novos projetos de geração de emprego com um imposto – os colunistas de economia dos jornalões vão ficar de queixo caído – sobre movimentações financeiras (fonte: Wall Street tax must be international: Pelosi, Reuters), a ser pago pelos magos dos derivativos de Wall Street. A alíquota proposta pelo autor do projeto, John Larson (D-Connecticut), é de 0,25 %. Ironicamente, é exatamente a mesma do IPMF, antecessor da CPMF, quando foi criado.

É claro que o “mercado” não gostou e o Secretário do Tesouro, Timoty Geithner, declarou à Reuters:

Não vi ainda uma versão desse imposto que possa ser apropriada ao nosso país.

No entanto, se carece de apoio no legislativo, a proposta goza de grande simpatia popular, pois o contribuinte da Main Street (o cidadão comum, por oposição a Wall Street, o  cidadão banqueiro) ainda não engoliu as centenas de bilhões gastas no socorro financeiro aos bancos. Nancy Pelosi, atual Presidente da Câmara dos Deputados, ciente dessa situação – e de certa forma tentando salvar a pele de Wall Street – propôs em substituição uma taxação internacional sobre a movimentação financeira, que não seria outra coisa senão a Taxa Tobin.

O que há um ano parecia utópico, já tem o apoio da França e da Alemanha, e começa a ser discutido publicamente nos Estados Unidos, onde, ao que parece, deixou de ser um tabu.

Textos relacionados:

O que é a Taxa Tobin?

Bolso de pobre cheio ativa economia mais que desoneração.

Fim da CPMF afetou poder de fiscalização da Receita Federal.

Imposto para especuladores.

Imposto sobre transações financeiras nos Estados Unidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *