Democracia vai além do voto

Por Allan Patrick

Acessibilidade também é condição essencial para uma sociedade democrática. Foto por Allan Patrick. CC BY-SA 2.5 Brasil.

O Domingo passado foi o dia de exercemos um direito importante e fundamental no processo democrático: o voto.

Mas a democracia não se resume unicamente ao direito de votar e ser votado. Digo isso porque, enquanto caminhava de casa até o colégio onde voto, me deparei com uma situação que, a cada dia, me desperta mais antipatia.

Próximo ao colégio havia um terreno baldio onde, há um ano e meio mais ou menos, teve início a construção de um prédio residencial. Ok, até aí tudo bem. O que me deixou irritado é o que vocês podem ver aí na foto. Como o terreno era baldio, não existia calçada, apenas areia. Um cadeirante, por exemplo, não poderia prosseguir nesse caminho (seu direito constitucional de ir e vir constrangido), mas uma série de pessoas com algum grau de dificuldade de locomoção ainda teriam condições para utilizar essa via.

Mas a construtora piorou a situação: ao dar início à urbanização da calçada, elevou-a em cerca de 20 cm, com três fileiras de tijolos. Sim, a construtora aparentemente está cumprindo a legislação, pois reservou espaço para a a rampa – bastante inclinada por sinal. Mas notem que a rampa é uma solução paliativa para um problema que a própria construtora está criando, ao construir uma calçada tão elevada. Passada a ressaca da eleição, era essa mensagem que eu queria deixar: temos que exercitar a democracia não apenas no momento do voto, mas no nosso dia-a-dia, respeitando o direito das minorias e incluindo todas as pessoas, independente de suas circunstâncias individuais, na nossa sociedade.

Veja também:

As calçadas de Londres.

2 thoughts on “Democracia vai além do voto

  1. Significado:

    Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.

    Caro Patrick,
    Voce tem razão quando diz que a democracia vai alem do voto. Mas obrigar alguem ( um povo ) a votar sob qualquer pretexto, vai de encontro a propria democracia.

    • Seja bem-vindo e obrigado por deixar um comentário e expor seu ponto de vista!

      Neste particular, eu discordo. Entendo que a democracia é um tênue equilíbrio entre direitos e obrigações. No meu entendimento, a responsabilidade de cada um pelo bem estar da coletividade inclui tomar um pouco de tempo para refletir sobre a sociedade em que se vive e gastar alguns minutos numa fila de dois em dois anos. Vejo como razoável, portanto, que o voto seja um dever.

      Um abraço e volte sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *