Os juros sobre a dívida pública

dólar

Dívida pública nos EUA já chega a 98 % do PIB.

Já abordamos, anteriormente, a questão da comparação da dívida pública brasileira com a de outros países. Naquele momento, fizemos a comparação com o Reino Unido.

Na última terça-feira, dia 20/10/2009, uma matéria no The New York Times revelou o tamanho do impacto do pagamento de juros da dívida pública no Japão e Estados Unidos:

Dívida pública em alta é ameaça à economia japonesa

Somente o pagamento de juros da dívida consumiu um quinto do orçamento do Japão em 2008, comparado com os pagamentos da dívida que compõem cerca de um décimo do orçamento dos Estados Unidos.

Em 2009, de acordo com a proposta orçamentária aprovada no Congresso Nacional, a previsão era de que os juros da dívida pública brasileira consumiriam 7,5 % do orçamento total da União. Face aos números do Japão (20%) e Estados Unidos (10%) é uma boa notícia, embora mitigada pelo fato de que a dívida pública brasileira corresponde apenas a 43 % do PIB, enquanto a japonesa representa 200 % do PIB e a estadounidense 98 % do PIB, ou seja, os custos de rolagem (taxa de juros) nesses países ainda são muito mais baixos (a fonte para esses dados é a mesma matéria do NYTimes).

3 thoughts on “Os juros sobre a dívida pública

  1. Amigo, estes números do “NYTimes” estão mesmo muito estranhos, pois se vc for ver os dados oficiais do Tesouro vai ver que hoje o Governo Brasileiro gasta 29% do que arrecada com juros e serviços da dívida e ainda precisa obter 20% via emissão de novos títulos para saldar títulos vencidos.

  2. Prezado Allan,

    o Brasil deve desembolsar em torno de R$ 150 bi no ano para pagamento de juros da dívida, sendo que orçamento anual da União é de cerca de R$ 800 bi, o que dá perto de 20%, ainda sem amortizá-la!

    Abs,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *