Mulheres: como conciliar carreira e filhos?

A jornalista e feminista portuguesa Inês Pedrosa, com muita perspicácia, falou sobre o tema na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) de 2008. A fonte da notícia é o blogue Contemporânea, de Carla Rodrigues.

Diretora da revista Marie Claire, Inês Pedrosa proibiu que se perguntassem às mulheres como conciliavam carreira e filhos. A partir dessa ordem, passou a ser imprescindível fazer esta pergunta aos homens.

Entre os candidatos a Presidente da República de Portugal na eleição de 1996 estava o então Prefeito de Lisboa, Jorge Sampaio, que viria a ser o candidato eleito.

Jorge foi entrevistado por Inês, que lhe fez a referida pergunta e outras mais: se ele cozinhava, o que cozinhava, quais eram os seus pratos preferidos, se era a favor da interrupção voluntária da gravidez, etc.

O candidato começou a reclamar que ela estava gastando muito tempo com essas perguntas e que não haveria tempo de conversarem sobre suas ideias.

É precisamente o que acontece com as mulheres, encerrou ela.

Foi aplaudida de pé na FLIP.

Pense nisso na próxima vez que você ouvir essa pergunta quando a entrevistada for uma mulher, seja ela política ou profissional de qualquer outra área.

Veja também:

O machismo quase sutil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *