Zygmunt Bauman e o caos em Londres

Por Allan Patrick
Queria acrescentar mais algumas informações para contextualizar melhor a situação em Londres. Primeiro para esclarecer que, embora racismo e preconceito estejam sim presentes – e com força – no país, Londres é, na comparação com outros países europeus por onde passei nos últimos dois anos, o lugar que me deu a impressão de ser mais relaxado em relação a esse tema.
Quando estive em Madri no final de 2008 – e olha que a crise mal tinha começado – senti um clima muito ruim em relação a imigrantes e estrangeiros. O mesmo clima que o diretor mexicano Iñarritú retratou em Biutiful. Nas minhas visitas à Alemanha e à Dinamarca fiquei me perguntando porque tanta nóia com muçulmano – me custou muito ver algum por aquelas bandas. E quando vi eram turcos, os mais laicos e relaxados praticantes do islamismo.
Aqui em Londres eu vejo casais interétnicos praticamente todos os dias – coisa que só testemunhei com mais frequência num lugar, o Brasil -, rodas de amigos de diferentes origens em parques, restaurantes ou bares. Ouço pelo menos de 6 a 7 línguas diferentes em qualquer passeio pela cidade.
Vejo indianos hindus, muçulmanos, cristão, sikhs e ateus. Vejo mulheres muçulmanas usando véu, não usando véu ou deixando só os olhos à vista. E aqui, ao contrário da França e de outros países da Europa continental, não há movimento popular nem político expressivo exigindo proibição de véus. Parêntesis: numa rápida visita à loja de luxo Harrods e aos bairros nobres da cidade percebemos a expressiva quantidade de árabes ricos que vivem na cidade. Como ninguém por aqui rasga dinheiro, deixam que Sarkozy et caterva façam propaganda gratuita para atrai-los a Londres. Fecha parêntesis.
Mas por que então toda essa confusão na cidade? Sim, a desigualdade, os cortes nos gastos sociais e a economia andando de lado são fatores muito importantes a levar em consideração. Mas um ponto muito importante e que possivelmente faz a diferença é a ideologia do consumismo, como muito bem ressalta o sociólogo Zygmunt Bauman.

Em Londres, proliferam os salões de beleza. Foto: acervo pessoal.

Esse é um dos aspectos da vida em Londres sobre o qual eu ainda pretendia escrever. De um modo geral, na Europa ainda há uma certa despreocupação com o consumismo e a vaidade pessoal (nos seus aspectos mais patológicos) quando usamos como base de comparação o Brasil, onde nossas vidas e conversas parecem girar apenas sobre compras, produtos, marcas, cosméticos, perfumes e cirurgias plásticas. Entretanto, nesse caso Londres é muito parecida com nossa realidade. Uma de minhas surpresas nos meus primeiros dias na cidade foi o desfile de grifes e a proliferação de salões de beleza. As pessoas são muito preocupadas com as aparências. Só aqui na rua da residência estudantil, há três salões. Peloamordedeus, não estou dizendo que a violência é culpa de excesso de salões de beleza! São dois sintomas diferentes de uma mesma fonte.
Não é a toa que os saques se concentraram principalmente em lojas de celulares e aparelhos eletrônicos. A ideologia do ter venceu a do ser por goleada.

Veja também:

Você com revólver na mão é um bicho feroz.

Leiam:

– Modernidade líquida.
– Vida para consumo.
– O mal-estar da pós modernidade.
– Amor líquido.
Ou qualquer outro material do Bauman que aparecer pela frente.

2 comments

  1. Olá Patrick, muito boa sua apreciação sobre esse problema social presente em Londres. Vale lembrar que em quase todos os países do mundo, mesmo os mais ricos, sempre existe uma classe media baixa (horrível classificação dada pelos estudiosos para os pobres emergentes) ansiosa para com o consumismo, sempre querendo imitar ou, pelo menos, se igualar a classe de cima, seja pela vestimenta, pelo penteado, pela bugiganga tecnológica (celular, IPad, IPhone, etc.). No caso de Londres, penso eu, a crise está freando essa classe na obtenção de seus objetos de desejo e eles partiram para o saque, usando as redes sociais que suas bugigangas tecnológicas facilitam.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *