Análise do resultado da eleição no Rio Grande do Norte

Para o resultado das eleições de Natal/2012, clique aqui.

Por Allan Patrick

Rio Grande do Norte. Bandeira desenhada por Câmara Cascudo.

Divulgados os resultados das urnas, façamos aqui um brevíssimo balanço do resultado das eleições no nosso estado, a partir de um ponto de vista de esquerda.
Dilma atingiu 51,76 % dos votos válidos para presidente no estado, número que lhe daria uma vitória no primeiro turno, mas bem abaixo do que chegou a atingir nas pesquisas, principalmente se lembrarmos que a popularidade do Presidente Lula beira os 90% no Rio Grande do Norte. Entre amigos de classe média, noto que na última hora muita gente preferiu optar por uma candidatura livre do bombardeio de notícias negativas. Mas é possível – até mesmo provável – que esses votos retornem para Dilma no 2º turno, pois a rejeição a Serra é muito elevada.
Temos uma governadora eleita, Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), de tradicional família política e que domina o panorama eleitoral da cidade de Mossoró há décadas (ela é nora de Dix-Sept Rosado, ex-prefeito da cidade e governador do estado nos anos 1950). Para que o leitor de outras regiões possa se situar, Mossoró é a segunda maior cidade do estado e goza, como o município de Campos no Rio de Janeiro, de um orçamento público desproporcionalmente generoso em função do benefício dos royalties do petróleo. Com essa ajuda, Rosalba conseguiu construir uma imagem de gestora eficiente. Não estou com isso querendo diminuir seus próprios méritos, já que a gestão posterior à sua demonstrou que mesmo com os royalties é possível não fazer uma boa administração na prefeitura da cidade.

Senado da República

Sobre a eleição para o Senado, na única pesquisa (não consegui encontrar o link) para Senador – dentre aquelas a que tive acesso – que dividia os resultados entre primeiro e segundo voto, Vilma de Faria (PSB) aparecia em segundo lugar – bastante próxima do líder Garibaldi Alves Filho (PMDB) – no primeiro voto, mas perdia feio no segundo voto. Nesse sentido, Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) tiveram bastante sucesso em casar suas campanhas e efetuar a troca do segundo voto, apesar das divergências históricas envolvendo as duas famílias (Alves e Maia) que causaram um certo mal-estar entre alguns de seus seguidores nas eleições de 2006, quando se aliaram pela primeira vez. Uma das razões do empenho de Garibaldi na eleição de Rosalba era o primeiro suplente dela, seu pai, Garibaldi Alves (PMDB), que assumirá o mandato de Senador quando Rosalba for empossada governadora.

Câmara dos Deputados

Para a Câmara Federal, a grata surpresa foi a votação de Fátima (PT), que alcançou o primeiro lugar, com 220 mil votos. Na oposição ao governo Lula, elegeu-se apenas Felipe Maia (DEM, filho de José Agripino), embora tenha apresentado no seu programa do horário político projetos do governo federal como se fossem de sua lavra, caso do ProUni. Rogério Marinho, que migrou do PSB para a oposição, PSDB, não se reelegeu. Betinho Rosado (DEM), cunhado de Rosalba, conseguiu se reeleger, mas não podemos considerá-lo plenamente de oposição porque tentou há alguns anos migrar para um partido de situação no âmbito federal (o PP), tendo desistido por temor a ter seu mandato cassado por infidelidade partidária. Essa é uma das razões que levam alguns analistas a desconfiarem que Rosalba também poderia fazer a mesma migração, caso seja aberta a janela de troca de partido numa reforma política. Ainda no âmbito da Câmara dos Deputados, cabe registrar que o Rio Grande do Norte também elegeu o seu Tiririca, o apresentador de TV e quase-humorista Paulo Wagner (PV), beneficiado pela votação expressiva dos seus companheiros de coligação. Além de Rogério Marinho (PSDB), a outra grande derrota da disputa à Câmara foi da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), que não conseguiu eleger a irmã, Rosy de Sousa (PV), sintoma da impopularidade de sua administração. Aliás, cabe lembrar que Rosalba contava com expressiva margem de vantagem nas pesquisas eleitorais (cerca de 58% dos votos válidos), a qual começou a se reduzir (nas urnas, o resultado foi de 52,5%) quando os demais candidatos começaram a associá-la a Micarla, que teve o seu apoio na eleição de 2008.

Assembleia Legislativa

Para a Assembleia Legislativa, o destaque foi mais para quem não se elegeu. Luiz Almir (PV), uma espécie de Paulo Wagner do final da década passada e início desta e que chegou a disputar um segundo turno na eleição para prefeito de Natal em 2004, não se reelegeu. Miguel Weber (PV), radialista, apresentador de TV e marido da Prefeita de Natal, Micarla, ficou apenas na 4ª suplência. A situação da Prefeita é realmente complicada, pois na história recente, dos anos 1990 para cá, é a primeira vez que um prefeito de Natal não elege alguém que lhe seja muito próximo para a Assembleia Legislativa. Até o impopularíssimo Aldo Tinoco (PSDB) conseguiu eleger seu irmão nos anos 1990. Se, como dizem, a próxima eleição começa quando termina a apuração da atual, a disputa para prefeito de Natal em 2012 promete ser muito dura para Micarla.

Veja também:

Declaração de voto – Eleição 2010.

2 comments

  1. Belo comentário, só faltou dizer a nós que somos potiguares e que estamos em outros estados, que a renovação na bancada federal foi pífia, com somente uma das cadeiras anteriores sendo trocada. Reeleição de dois senadores em dois, de 7 entre 8 deputados é uma prova incontestável que o nosso Rio Grande não passa de um curral eleitoral nos moldes dos conhecidos nos anos 40 e 50.
    Eleger ou não a Dilma é o que menos importa. A verdade é que a política pótiguar é antes de mais nada uma vergonha. Gostei da vitória da Rosalba, não pelo que ela representa, já que é do esquema do curral, mas por achar sinceramente que mulheres potiguares dirigem melhor nossos municípios e o próprio Estado do que os marmanjos. Falando nisso a história das mulheres do nosso Estado é linda, vide Nisia a primeira em tudono País.

    1. Seja bem-vindo, Alexandre. A falta de renovação na bancada federal é consequência da falta de acesso a informações sobre outros candidatos. Não é, portanto, de surpreender a pouca renovação.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *