Como ler jornal?

Como ler jornal?
Como ler jornal?

Ler jornal exige muito espírito crítico. Esta semana me deparei com um exemplo de captura de um jornal por um lóbi.

Primeiro, na seção de Opinião do Valor Econômico, em 19/10/2009, saiu este artigo, profundamente enviesado ideologicamente, pregando o caos e o terror e deixando no ar uma ameaça caso o lóbi do mercado financeiro não seja plenamente correspondido:

Grupo de desenvolvimentistas no BC apavora mais que inflação e gasto fiscal

Às vésperas da penúltima reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, atenuou-se o principal temor do mercado. A estratégia de substituição um a um, espaçada no tempo, e não em bloco, de quatro diretores do BC reduz consideravelmente a possibilidade de o Comitê ser tomado de assalto, em março, por uma tropa de elite desenvolvimentista. O pregão de juros futuros da BM&F vinha exagerando na projeção de alta da Selic não tanto porque receava os eventuais impactos inflacionários de um suposto superaquecimento da economia brasileira, decorrente de estímulos fiscais irresponsáveis. Mas por medo de mudanças “ideológicas” na política monetária.

Além do presidente Henrique Meirelles, pré-candidato do PMDB a algum cargo político, já manifestaram o interesse de deixar a instituição os diretores mais afinados com a ortodoxia monetarista professada pelo mercado – o de Política Econômica, Mário Mesquita, e o de Política Monetária, Mário Torós – e o diretor de Liquidações, Antonio Gustavo Matos do Vale. E o mercado temia que os quatro iriam sair todos juntos, em março. A debandada abriria espaço para a nomeação de quatro diretores alinhados com o desenvolvimentismo da candidata oficial Dilma Rousseff. Os quatro continuariam no BC em caso de vitória da ministra. Não haveria alteração na nova orientação pró-desenvolvimento, mesmo que o novo presidente do BC, o professor da Unicamp Luciano Coutinho, fosse alçado ao Ministério da Fazenda.

Os analistas do mercado não acreditam que Lula ou Dilma irão arriscar a estabilidade monetária e colocar heterodoxos no BC, economistas que defendem quedas maiores da Selic e a imposição de controles ao capital estrangeiro para evitar a apreciação cambial. Sintetizando uma opinião quase consensual do mercado, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, garante que se Dilma se aliar aos desenvolvimentistas, “não governará”.

(grifo nosso)

Não bastasse isso, no dia seguinte, 20/10/2009, outro artigo “ameaçador” foi publicado no mesmo jornal, acerca dos efeitos da tímida taxação, por meio do IOF, de algumas operações de capital externo. A matéria é esta:

Mercado antecipa decisão e puxa custo de rolagem de títulos

Antes mesmo de ser confirmada, a proposta de taxação do capital estrangeiro que ingressa no Brasil para investimentos em renda fixa e variável já teve impacto no mercado.

Desde sexta-feira, quando surgiram informações de que o governo voltaria a tributar, com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), as aplicações no país, o custo de rolagem de alguns papéis do Tesouro Nacional subiu.

O efeito foi maior nos papéis de prazo mais longo. Foi o caso, por exemplo, da NTN-B com prazo de vencimento em 2045. Na semana passada, esses papéis, que são corrigidos pela variação do IPCA, vinham sendo negociados com juros de 6,50% ao ano.

Ontem, o prêmio aumentou para 6,65%, tendo chegado em alguns momentos do dia a 6,70%. Há um mês e meio, quando o governo começou a discutir medidas para controlar a valorização do real frente ao dólar, o juro da NTN-B estava em 6,30% ao ano.

A medida, segundo fontes oficiais e do mercado ouvidas pelo Valor, diminui a demanda de estrangeiros por papéis da dívida pública brasileira, ajudando a pressionar o preço do papel para baixo.

Por mais que seja marginal, explicou um técnico, isso acaba afetando a dívida pública.


(grifo nosso)

A própria matéria se desmente, num ato falho (explicado pela Lei de Aloysio Biondi), quando reconhece que o efeito da taxação do IOF na entrada de capitais é marginal:

Por mais que seja marginal, explicou um técnico, isso acaba afetando a dívida pública. (grifo nosso)

É justo publicar a opinião de um setor da sociedade? Justíssimo. Mas sem o direito ao contraditório, praticamente endossando essa opinião como a única, não podemos concordar.

Textos relacionados:

Ler jornal é uma arte.

A Lei de Aloysio Biondi.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *