Depoimento de Lina Vieira no Senado – 2

Já publicamos a parte 1.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Y6Y4kzzxetk]

Lina Vieira esclarece que não houve registro do encontro nas agendas oficiais dela e da ministra. Afirmou que não precisa de agenda para afirmar a verdade. Não comentou com outros membros de sua equipe sobre o encontro, apenas com sua chefe de gabinete, Iraneth Dias Weiler, que sabia da vinda de Erenice Guerra ao Gabinete da Secretaria da Receita Federal e da ida da Secretária à Casa Civil.

.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yMogRpetnjw]

Lina Vieira entende que, ao pedir para agilizar a fiscalização, a Ministra queria que esta fosse concluída logo, ou seja, encaminhada com celeridade. Não deu retorno à Ministra porque a fiscalização estava correndo em segredo de justiça.

.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=DylrdMPD_9Q]

Nesta parte do depoimento, Lina Vieira informa que não houve outros encontros reservados com a Ministra Dilma Roussef. Em relação à Petrobrás, responde que não fará nenhum comentário por não ter sido esse o motivo da convocação à Comissão de Constituição e Justiça. Sobre sua exoneração, entende que seu cargo é de confiança, então é normal e cabe ao seu chefe (no caso, o Ministro da Fazenda) decidir sobre a questão. Não perguntou o motivo de sua exoneração pelo mesmo motivo que não perguntou o de sua nomeação, não é de sua índole fazer esse tipo de questionamento.

.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tWPexprO4nw]

Lina Vieira afirma que não se sentiu pressionada pela Ministra Dilma Roussef. A Ministra pediu agilidade e a ex-Secretária entendeu que deveria dar um andamento célere, como já havia dito em momento anterior do depoimento. O Senador Demóstenes Torres questionou se a conotação que se deu a esse pedido foi uma pressão para encerrar a fiscalização. Lina Vieira repetiu que não viu conotação de pressão no pedido da Ministra e que essa questão (a celeridade) também havia sido encaminhada pelo Poder Judiciário Federal, e que a Receita Federal está cumprindo com essa determinação.

.

Atualização 26/08/2009

Veja também a parte 3, a parte 4 e a parte 5.

2 comments

  1. Oi, Patrick,
    Estou pegando o bonde já meio acelerado (pra variar).
    Lí ambas as partes do último artigo sobre Lina, mas fiquei com uma dúvida (talvez descabida) a respeito de um dos pontos (se não o ponto) de maior ataque contra Lina: a falta de informações sobre o dia e hora do encontro (mesmo que de maneira imprecisa).
    Mesmo nos blogs como o Vi o mundo, parece que todos tomaram essa ausência de informação como sendo suficiente para decidir toda a questão (contra Lina), talvez caindo na falsa dicotomia entre apoiar necessariamente Lina ou Dilma.
    Vi que Lina falou da ciência de Iraneth Weiller, mas ñ sei se isso já foi apontado pela blogosfera como uma fonte de verificação.
    Como vc vê a questão do dia e hora do encontro, bem como do posicionamento pró Dilma implicar em atacar Lina vieira?
    Grande abraço e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

    1. Caro Ricardo, inicialmente informo que ainda não tive a oportunidade de ver o depoimento até o fim, portanto eventualmente posso cometer alguma falha no meu raciocínio.
      Lina deu diversas mostras, durante o depoimento e mesmo no momento imediatamente posterior à sua exoneração, de sua lealdade à instituição e ao governo que serviu. Ela não tem o menor interesse em alimentar essa discussão nem de ser utilizada politicamente por A ou B. Ela respondeu à questão do encontro porque foi perguntada sobre ele por um jornalista – e é de sua natureza responder com a verdade quando lhe é feito um questionamento. Não é de seu interesse alimentar esse circo midiático e, portanto, creio que não irá catar “provas” do encontro, posto que para ela sua palavra dá e basta (no que, particularmente, eu concordo).
      O interessante é que a blogosfera pressupõe que foi ela, ou alguém a ela ligado, que vazou a informação para a Folha (e esse seria o “pecado original”). Não compartilho desse entendimento. Basta recordar que o dossiê dos gastos do cartão corporativo de FHC foi vazado para o Senador Álvaro Dias, da oposição, por um funcionário da Casa Civil – e esse órgão é, na minha opinião, o principal suspeito do vazamento para a Folha do encontro. Governos não são entes monolíticos onde todos pensam de um mesmo jeito. Certamente, pelos mesmos motivos que levaram o dossiê a ser vazado para Álvaro Dias (disputa interna, por exemplo), pode haver interesse em produzir “fogo amigo” contra Dilma, fazendo-se uso do expediente que estiver a mão. No presente caso, este encontro com Lina Vieira.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *