Eu não tenho saudades de antigamente

Beatles, símbolo dos anos 1960.
Beatles, símbolo dos anos 1960.

Transcrevo aqui essa crônica de Luiz Carlos Azenha porque concordo totalmente com o que ele escreve: não tenho saudades de antigamente, dos tempos em que o machismo era regra e motivo de orgulho (mulheres eram proibidas por lei até mesmo de jogar futebol!), a homofobia campeava, os corruptos agiam em paz e, basicamente, “éramos felizes porque não sabíamos”.

Resmungos de quem olha adiante

Atualizado em 13 de agosto de 2009 às 19:30 | Publicado em 13 de agosto de 2009 às 18:06
por Luiz Carlos Azenha

Tenho uma certa preguiça quando cruzo com um modete que canta as virtudes do vinil, dos anos 60 e da Jovem Guarda. Perdôo os velhos saudosistas, mas nunca os jovens que sentem saudade de um tempo que não viveram.

Quando algum deles se aproxima e, notando meus cabelos grisalhos, tenta se enturmar falando que aqueles eram bons tempos eu respondo: Você sabia que minha vizinha fugiu para casar? Que meu vizinho ficou dois anos sem falar com o pai depois que ele (o Zé Roberto, não o pai dele) deixou o cabelo crescer? Que quando a agulha da vitrola quebrava era um deus-nos-acuda para arranjar outra?

É óbvio que, ao ouvir esses resmungos rabugentos, meu interlocutor sai às pressas e não deixa que eu complete o raciocínio.

Estou entre os que acreditam que tempos bons são os atuais. Por mais que fossemos inocentes e utópicos, éramos então — eu era criança nos anos 60 — prisioneiros de tantas convenções e regras moralistas que não é de estranhar que os Beatles tenham literalmente explodido para poder acompanhar a geração deles: de jovens bem comportados se converteram em viajantes do ácido lisérgico, o LSD de Lucy in the Sky with Diamonds, predecessor do ecstasy.

Naquele tempo ou você explodia — literal ou figurativamente — ou acabava fazendo tudo rigorosamente “como os nossos pais”. Pensar nisso era pior que pensar na prisão. Nossos pais não tinham podido estudar, não tinham podido viajar, não tinham podido mudar de emprego, não tinham podido correr riscos. O que quero dizer é que vivíamos em uma sociedade extremamente hierarquizada e provinciana. Se vocês acreditam que a panelinha do eixo Rio-São Paulo-Brasília é poderosa hoje, não imaginam como o Brasil era provinciano então.

E eu digo isso como filho de imigrante português, comunista, que enricou e faliu várias vezes ao longo da vida, que amava livros, jornais e as rádios BBC e de Moscou. Ou seja, eu era um outsider dentro de meu próprio grupo e talvez por isso pude sentir na pele a sensação de impossibilidade que fez minha vizinha fugir para poder casar. Sim, um dia acordamos e a notícia corria. A vizinha, que costumava embarcar em automóveis elegantes diante de casa — quando automóvel era um luxo e uma moça solteira não andava em um impunemente — tinha sido vista deixando a casa dos pais carregando malas. Nunca mais tivemos notícias dela.

Pois é por isso que eu não dou moleza quando cruzo com algum modete que idealiza em retrospectiva. Se perdemos alguma coisa no passado foi culpa das idéias que permearam o Século 20: o cientificismo deu ao homem um certo ar de invencibilidade que explodiu em guerras, em Hiroshima e nas catástrofes do socialismo real. A Ciência não resolveu nossos problemas, nem a Fé. O problema talvez seja a crença de que nossos problemas precisam ser resolvidos. Não dizem que o caminho da viagem é tão ou mais importante que o destino? Olhemos adiante, pois.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *