Podcast: palestra de Lola em Mossoró sobre feminismo

Por Allan Patrick

Como antecipado no post anterior, tivemos a grata alegria de receber a blogueira, feminista e professora da Universidade Federal do Ceará, Lola Aronovich, do Escreva Lola Escreva, na nossa cidade de Mossoró. Lola abordou temas como discriminação de gênero, violência contra a mulher, diferenças no mercado de trabalho, aborto, machismo, tráfico de mulheres e abuso sexual, além de aproveitar a oportunidade para divulgar os vídeos da campanha Reacciona Ecuador.

Áudio

Áudio MP3 da palestra sobre feminismo de Lola (59 MB).

Atenção: o áudio está um pouco baixo. Se você tiver dificuldade alguma dificuldade para ouvi-lo no seu computador, teste instalar o VLC, um ótimo player de áudio que permite elevar o volume do som além do que a maiora dos players alcança. Funciona em Linux, BSD, Windows ou Mac OS X. O endereço para obtê-lo é videolan.org

A palestra também foi gravada em vídeo. Ainda estamos trabalhando na digitalização da gravação, que em breve será colocada no youtube. Deixaremos aqui um aviso quando isso ocorrer.

Apresentação

A versão em PDF da palestra também pode ser baixada aqui (obrigado a Lola pela autorização!): Palestra sobre feminismo – Lola – Mossoró.pdf (876 kb). As últimas transparências, que não são exibidas adequadamente em PDF, são os vídeos da campanha contra o machismo do Equador.

 

Lola, durante a palestra. Foto: Anna Paula Soares de Brito.

 

Palestra sobre feminismo de Lola em Mossoró. Público. Foto: Anna Paula Soares de Brito.

Palestra sobre feminismo de Lola em Mossoró. Foto: Anna Paula Soares de Brito

Mais fotos:

Daiany Dantas, professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, esteve presente ao evento e fez o seu registro em fotos, que podem ser conferidas no seu flickr.

Agradecimentos

Além de agradecer a Lola por encontrar um espaço em sua agenda para vir a Mossoró, registro aqui um agradecimento especial a todas as servidoras e servidores, além das estagiárias, que deram grande apoio à realização do evento. Obrigado Eliane Malaquias, Adonias, Raisça, Lenice, Rose e Anna Paula!

Veja também:

Lola em Mossoró.

Direito tributário e questões de gênero.

Mulheres: como conciliar carreira e filhos?

2 thoughts on “Podcast: palestra de Lola em Mossoró sobre feminismo

  1. Obrigada por compartilhar em pdf a palestra da lola,recentemente tornei-me leitora do blog ESCREVA LOLA e eu admiro muito a forma qual ela expressa a sua opinião,muito bom ter mulheres que sabiamente lutam pelos direitos das mulheres,todas as mulheres deveriam pensar e agir como a Lola,uma vez comentava com uma amigo meu sobre a questão do uso da burca ja q a mesma foi proibida na frança e sobre as mulheres islâmica ja que muitas continuam submissas aos seus maridos e tutores,nesse dialogo que surgiu após ele compartilhar um vídeo na rede social facebook,o que mais me chamou atenção no vídeo foi o fator que as feministas não se impõe diante do fato q é o uso da burca na frança,lembrando que o movimento feminista nasceu lá basta lembrar de Olympe de Gouges que ‘criou’ os direitos da mulher no período da revolução francesa,ao meu ver ja era para a muito tempo a burca ter sido banida na frança,pois mesmo sendo um fator cultural inclusive respeito a cultura mas na minha visão é um símbolo de tortura porque essas mulheres islâmicas por mais que hoje muitas tem uma vida profissional estabilizada mas ainda continuam presas aos dogmas e de certa forma não vejo isso como algo positivo,as feministas francesas infelizmente não se imporam para defender os direitos da mulher islâmicas e isso me chamou atenção,ao meu ver a mulher tem poder de mudar tudo que estiver ao seu redor basta ela ter força e lutar pelos seus direitos,hoje infelizmente a lei Maria da Penha apresenta falhas ja que vimos frequentemente muitas mulheres que são agredidas e continuam a morar no mesmo teto que seu agressor cabe o estado oferecer uma completa assistência mas infelizmente não ocorre,outro exemplo foi o caso de Eliza Samudio pelo qual o goleiro Bruno ñ vai responder de acordo com a lei Maria da penha,infelizmente no brasil nossa constituição apresenta falhas ,e as tais brechas na lei e alem que nossa penalização também é fraca pelo qual deveria ser mais rígida.
    Fico muito feliz em ver pessoas como a Lola e o senhor que fielmente lutam pelos direitos das mulheres,essa palestra que ocorreu foi excelente pois conscientiza a mulher de seus direitos.
    Assim como o senhor também sou do nordeste,moro em João Pessoa capital do estado da Paraíba e aqui em minha cidade frequentemente os jornais noticiam casos de agressão a mulher e infelizmente muitos desses casos não são solucionados,termina em impunidade pois a mulher retira a queixa ou o agressor simplesmente sai impune,essa é uma realidade que deve-se mudar,deve ser tratada como uma urgência pública afinal a agressão as mulheres é diária.
    Parabéns pelo blog e pelo nobre trabalho qual o senhor desempenha,fico feliz que homens como o senhor lutam pelos direitos das mulheres afinal o agressor da mulher são homens e o que mais me entristece é como o machismo ultimamente só vem aumentando.

    Abraços

    jéssica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *